sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Quinta Organizada (e meio atrasada): Charanga do Flamengo - edição 4

Peço mil desculpas, mas o nosso querido Rodrigo Hasimoto teve uma ressaca de carnaval daquelas e não 'conseguiu' mandar ontem...rs

Mas tudo bem, porque como no Brasil o ano realmente começa pós carnaval, temos um desconto, né?!

Essa torcida merece muito respeito...

  • Edição 4: A primeira torcida organizada do Brasil

O embrião das torcidas organizadas no Brasil foi a Charanga do Flamengo, fundada por Jaime de Carvalho em 1942, por ocasião da realização de um Fla-Flu disputado no Estádio de Laranjeiras. A característica principal da Charanga era que se tratava um grupo de músicos que formaram uma banda que tocava durante as partidas.

Jaime de Carvalho, reuniu um grupo de pessoas e alguns instrumentos, na final do Campeonato Carioca de 1942, Flamengo 1x1 Fluminense em 11/10/1942 nas Laranjeiras, sendo esse o primeiro jogo da torcida organizada. O nome foi um apelido dado pelo famoso locutor, torcedor rubro-negro Ary Barroso comentou em seu programa na Radio Tupi: “ – Me desculpem, mas isso não é banda nem aqui nem no caixa-prego”, a duvidosa qualidade sonora do grupo deu origem ao apelido gaiato de charanga, e o nome pegou, e a Charanga passou a ser a primeira torcida organizada do Brasil.

Um fato curioso é que a Charanga, sofreu alguma resistência por parte do meio esportivo, isto porque a desafinação revelou-se um recurso estratégico não só para apoiar ao time do Flamengo como sobretudo para atrapalhar a concentração dos adversários, já que a Charanga se posicionava estrategicamente atrás do gol adversário, atrapalhando assim o goleiro rival.

Outro fato interessante, aconteceu em um jogo contra a equipe do São Cristovão, quando o Flamengo fez o seu quarto gol, o goleiro do time adversário, perdeu a paciência e foi reclamar com o juiz sobre a torcida, que o perturbava atrás do gol. O juiz ordenou a retirada imediata do local e o caso terminou na justiça desportiva. Além de anular a partida, alguns dirigentes queriam banir a Charanga em definitivo dos jogos. E alguns adversários chegaram a dizer que, aquela bossa de grupos musicais nos estádios do Rio “era a maior chatice descoberta pelo homem”, mas a proibição absurda não foi atendida pelo presidente da Federação Metropolitana de Futebol, Vargas Neto.

O fim da Charanga

No final da década de 60, Jaime adoeceu, teve de enfrentar um quadro clínico de pressão alta e diabete, o afastamento temporário de Jaime da torcida acabou criando uma crise em seu interior, então Pedro Paulo Bebiano, de 18 anos, e um grupo de rapazes decidiu abandonar a Charanga e criar uma torcida à parte, denominada Poder Jovem, que mais tarde viria a se tornar a conhecida Torcida Jovem do Flamengo.

Jaime de Carvalho permaneceria no comando da Charanga até o seu falecimento. Enfermo no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

Antes de falecer por um câncer no dia quatro de maio de 1976, Jaime passaria a liderança da torcida à sua mulher, Laura, que manteria ativa a Charanga durante a década de 80.

No final da década de 80 sofrendo com o surgimento de novos tipos de organizadas a Charanga já não mais ecoava como antes e a orquestra deslocou-se para as cadeiras comuns do anel inferior do Maracanã, pouco tempo depois, retirou-se do estádio, limitando sua atuação às partidas amadoras ou aos eventos sociais do clube. Em 2008 a Charanga retorna aos estádios e volta a fazer festa nas cadeiras inferiores do Maracanã.




Por: Rodrigo Hasimoto ainda embriagado...

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

É carnaval, é festa!!! - Semana 4




Manchester United vence o Fulham no Old Trafford, em partida válida pela terceira rodada, o jogo na ocasião foi adiado e aconteceu na quarta-feira passada, 18/02. Com essa vitória o Manchester abriu uma diferença de 5 pontos para o segundo colocado, Liverpool, pelo Campeonato Inglês. O jogo terminou em 3 x 0, com gols de Scholes, Berbatov e Rooney, que entrou no segundo tempo e dois minutos em campo acertou uma canhota certeira. O Manchester United está invicto há 13 jogos. Aí ja seria difícil alcançar!!!

E com o empate de 1 x 1 do Liverepool com o Manchester City, os Reds passaram a ter 7 pontos de diferença com o líder Manchester United. Em marvilhosa fase, os Diabos vermelhos se distanciam cada vez mais na primeira posição isolada do Campeonato inglês. E sem Gerrard, o Liverpool fica muito mais carente no meio de campo. É complicado jogar sem o melhor jogador do time...

Um ótimo jogo do Robrinho por sinal...

E o Tevez, infeliz com a reserva, admite pensar em deixar o Manchester United caso não tenha uma melhor chance no time. Ele sabe que joga bem, mas não tem tido grandes chances desde a contratação de Berbatov.

Sob a mira dos poderosos Hiddink e Abramovich, técnico e dono do Chelsea respectivamente, Zico faz a sua estréia em jogos oficiais como técnico do time russo CSKA. Mesmo com toda a pressão da torcida do Aston Villa, no Estádio Villa Park, em Birmingham, CSKA empatou por 1 a 1, com gol de Vagner Love, pelo jogo de ida da primeira rodada eliminatória da Copa da Uefa. O técnico brasileiro vem sendo bem elogiado pelos jogadores e pela comissão russa. Em entrevista, Zico diz que é sempre um sonho estar nos maiores clubes italianos, franceses, espanhóis ou ingleses, porém tem consciência de que é um passo de cada vez e quer conquistar aos poucos o seu espaço e experiência para, posteriormente, comandar algum dos maiores times do mundo. Isso aí, observando os erros dos brasileiros que deram o 'passo maior que a perna' e mantendo a calma para se acostumar com o futebol europeu.

E o Chelsea, na estréia de Hiddink, arranca vitória importantíssima contra o quarto lugar, Aston Villa!

Pela primeira vez, uma mulher vai comandar um time de futebol em uma liga profissional ou semi-profissional. Donna Powell levantou dinheiro para ajudar na receita do clube e ganhou direito a dirigir o Fisher Athletic, da Sexta Divisão Inglesa. O time, que vem de uma sequência de 11 derrotas, fez uma campanha para arrecadar dinheiro para o clube, quem conseguisse mais, ganharia o cargo. Mulher de fibra, batalhadora, pediu ajuda à amigos, familiares e patrocinadores. Ela tem o seu esquema de jogo e é sincera para assumir que se precisar de ajuda, irá pedir. Que orgulho!!! São mulheres assim, de fibra, que deixam os meus olhos brilhando... Num 'mundo' tão machista como do futebol, conseguir conquistar uma posição como essa não é apenas uma conquista pessoal, é uma conquista feminina!!! Que emoção... A próxima serei eu, me segura!RS

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Quinta Organizada: Torcida Uniformizada Palmeiras - edição 3

A T.U.P vem acompanhando o Palmeiras a mais de 30 anos. E é a torcida organizada mais antiga que o clube tem. Desde sua data de fundação a TUP sempre esteve ao lado do Verdão, sendo para cobrar, incentivar, apoiar nos bons e maus momentos, sempre pensando no engrandecimento da Sociedade Esportiva Palmeiras.

História

A TUP (Torcida Uniformizada do Palmeiras) foi fundada em 1970, graças a um grupo de pessoas ligadas ao clube, alunos do colégio Dante Aliguieri e também muitos outros moradores da Pompéia, em sua maioria italiana ou descendente, dentre eles figuras muito conhecidas como o técnico Mário Travaglini, o repórter Roberto Silva e o diretor do Palmeiras Mário Genovese, surgia à primeira torcida uniformizada do Palmeiras.

A TUP ao longo de sua história sempre representou muito bem o Palmeiras nas arquibancadas e fora das arquibancadas, porém, um pouco mais sossegada, no objetivo de como toda torcida deve ser, apenas de incentivar e torcer para sua equipe onde e em qualquer situação, e sempre respeitou todos e tudo, mas quando foi preciso o tupista soube ser guerreiro para defender a sua única paixão: A Sociedade Esportiva Palmeiras.

Apesar de seus fundadores serem maioria da colônia italiana, a TUP foi aberta a todos e com isso, cresceu muito. Como todo começo as dificuldades sempre aparecem, mas isso não abateu os tupistas, e tudo foi controlado com amor, paixão, lágrimas, suor e muitas vezes até sangue. A primeira sede da T.U.P era uma sala alugada na Rua 24 de Maio, que rapidamente se tornou ponto de encontro de muitos Palestrinos.

Com o crescimento assustador da torcida, começaram a ter mais caravanas pelo Brasil inteiro, mais bandeiras começaram a ser confeccionadas e em tamanho maiores e mais bonitas, e a sede da Rua 24 de maio ficou muito pequena, desse modo passaram para uma maior sede, na Rua Barão de Paranapiacaba, e a estrutura aumentou, e a TUP já estava entre as maiores torcidas do Brasil e passando a ser respeitado por todas as outras torcidas do Brasil.

Em três anos consecutivos, a TUP conquistou o troféu “Gandula”, como a torcida mais vibrante do país, por isso ganhou o apelido que todo palmeirense conhece: TUP – A MAIS VIBRANTE.

Com o objetivo de crescer cada vez mais, a TUP mudou de sede novamente, dessa vez para Rua Padre Antonio Tomás e de lá para a atual sede, na Praça Luiz Carlos Mesquita. O terreno conseguido para construir a sede atual, era utilizado para práticas totalmente contrárias aos ideais da sociedade e habitado por vários marginais. Com muito suor e vontade, a sede foi construída em mutirão. Atualmente, a estrutura da TUP é muito boa, com lanchonete, vestiários, camarotes, quadra coberta, etc.

Apesar de ser a torcida mais antiga e mais tradicional, foi ultrapassada pela Mancha Verde em número de integrantes.

Carnaval

Desde 1989 a TUP participa do carnaval, como um bloco carnavalesco, que participa do desfile oficial de São Paulo. A agremiação foi campeã em 1992 e mais recentemente em 2003, já atingiu o vice-campeonato em outras oportunidades, como em 1994 e 1997.

Para o Carnaval de 2009, transformou-se em escola de samba, estreando no Grupo de acesso da UESP, equivalente à 6ª divisão do Carnaval paulistano.


Por: Rodrigo Hasimoto

(Em homenagem aos seus amigos Giovanna Tucci e Daniel Pierro)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

eita povo que gosta de confusão... - Semana 3


E mais parece que os dirigentes trabalham pra que as confusões aumentem, não é possível... Até agora eu não entendi muito bem porque o S.P.F.C. arrumou uma baita confusão e só disponibilizou 10% dos ingressos pra torcida do Corinhtians. Independente de estarem dentro da lei ou não, os clubes devem primeiramente pensar em fazer um clássico, em reunir pessoas que sentem a mesma emoção ao ver seu time jogando... a graça em assistir um jogo, não é apenas a sua torcida, mas o espetáculo em si, é gritar mais alto do que a outra torcida, é representar o seu time fora do gramado! Com todo respeito aos são paulinos, mas achei uma palhaçada essa de só liberarem 10% dos ingressos... a confusão começou aí! E não me venham com esse discurso ridículo de que tinham razão, "que quanto mais gente mais confusão", "que se com 10% aconteceu isso, imagina com mais"... que esse discurso é a mais pura hipocrisia que existe... Talvez nada disso tivesse acontecido se os torcedores corinthianos tivessem tido a oportunidade de assistir ao jogo do seu time sem que tivesse que pagar R$90 por isso... Tenham mais respeito pelo ser humano, sejam justos e não literais!!!

Pra continuar com a 'sessão reclamação', só que agora com o meu time... Eu adoro o Marcio Fernandes, ta aí um cara santista mesmo, que veio lá da base representar o Santos no momento em que o time mais precisava. Acredito que o que falta no Marcio é autoridade e experiência e acho sinceramente que sair do Santos e ter a oportunidade de 'começar' de novo, dar um passo de cada vez, só vai fazer bem e acrescentar no seu futuro como técnico. Agora, o Peixe jogar como vinha jogando, sem raça, sem vontade, isso já acho que não é o técnico, é falta de vergonha na cara! Porque enquanto outros times vivem com problemas de salários atrasados, o Santos paga em dia... talvez esse seja o erro! E nosso querido camisa 10, Lúcio Flávio, que deveria exercer o seu papel de armador, deveria pensar direitinho se ele antes tinha a estabilidade que encontrou no time da vila belmiro... Que o Vagner Mancini consiga fazer um trabalho bacana e que os jogadores saibam dar o valor que o Santos merece!


Ainda sobre o Peixe... Domingo de carnaval, 22 de fevereiro, o Santos fará seu jogo no Pacaembú, como uma forma de aproximar a equipe da torcida santista que mora na capital. Como o terceiro uniforme da coleção de 2009 ja foi aprovado e será todo preto com detalhes em branco, o Peixe fará a "despedida" do uniforme azul marinho no jogo. O uniforme azul marinho fez muito sucesso junto aos torcedores, quando lançada a peça, as vendas chegaram a superar até as das tradicionais branca e listrada. O conselho, junto com o Santos, optaram por manter todos os uniformes nas cores preta e branca, para manter a tradição alvinegra do clube.

O ex-vice de marketing do Vasco, José Henrique Coelho, renunciou seu cargo e fez acusações gravíssimas a gestão de Roberto Dinamite. Em sua carta-renúncia, enviada antes da partida contra o Cabofriense, ele diz que a atual diretoria foi "incapaz de decidir e de realizar nestes sete meses as transformações necessárias" e ainda acusa a presidência de uma "fraude de R$13 milhões no orçamento de 2009". A carta-renúncia foi publicada na íntegra e vocês podem achar nos sites de esporte. É, no mínimo, um soco no estômago da torcida vascaína, que já sofre muito com o rabaixamento e com os anos de gestão 'errada', que fizeram com que o clube chegasse a sérios problemas financeiros. E o "problema" do Brasil continua sendo sempre a corrupção...

E a mulher do Drogba que se envolveu no maior barraco com a faxineira, porque não queria pagar uma dívida de cerca de R$1.3 mil. Gente, que isso?! A polícia foi chamada e ela teve que pagar a dívida. Mão de vaca, hein Sra. Drogba?! Teu marido ganha pouco, né? Essa crise financeira atingiu todos mesmo... RS


Em uma entrevista especial para o site da Fifa, Muricy Ramalho diz, entre outras coisas, que aceitaria naturalmente um convite para dirigir a seleção brasileira. Seria isso um sinal? Hehe... Bem que poderia, acho o Muricy um ótimo treinador e, com certeza, faria um trabalho excelente na seleção!

Chelsea anunciou o técnico Guus Hiddink, da Rússia, como novo técnico da equipe. Ele ficará até o final dessa temporada, para "ajudar o amigo Abramovich", quando deixará o Chelsea e abrirá caminho para que o clube contrate um novo treinador. Isso que é fazer bons amigos...

E o Pedrão, do Barueri, ja está no seu 7° gol do Paulista... Será que conseguem alcançar?
Tô adorando essa disputa!!! RS

E a novela Fred continua...


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Quinta Organizada: Torcida Sangue Jovem Santista... - edição 2



E mais uma edição da nossa "Quinta Organizada", agora com uma torcida muito querida, parceira, que fica lá do outro lado da Vila Belmiro, e representa muito bem o Peixe!

A mulherada é engajada na Sangue Jovem... que orgulho!!!

  • Edição 2 - Torcida Sangue Jovem Santista

A torcida Sangue Jovem, foi fundada em 01.07.88, todos aqueles que participaram de sua fundação, eram oriundos da extinta Sangue Santista.

Devido a divergências com os dirigentes da extinta torcida, um pequeno grupo de torcedores, comandados por Oswaldo Vechi, que por sinal veio a ser o primeiro presidente da torcida, e com certeza aquele que deu o grande impulso para o crescimento rápido da entidade, o próprio Oswaldo com sua grande criatividade, foi quem pintou as primeiras bandeiras e faixas, que eram muitas.

O primeiro jogo da Sangue, foi no campeonato brasileiro de 1988, contra o Vitória da Bahia, na Vila Belmiro, jogo este que terminou empatado com o placar de 1x1. Como curiosidade, vale lembrar que nessa partida a sangue foi à Vila com 26 bandeiras, fato este que hoje devido as restrições de órgãos públicos, não seria mais possível.

A primeira caravana, foi ao estádio do Maracanã, uma partida contra o Flamengo, que nesta partida promovia a volta do principal jogador de sua historia (Zico), que voltava de uma passagem pelo futebol italiano. O ingresso custava apenas 1,00 real, e naquela tarde havia mais de 70 mil pessoas no Maracanã.

Depois disso a Sangue só crescia, em 1990, a torcida já contava com mais de 2.000 associados, a maioria bem participativa, a Sangue não deixava jamais de acompanhar o Santos F.C.

A primeira sede da Sangue, foi uma pequena sala na rua Amador Bueno, no centro da cidade, depois tiveram passagens pelo bairro do Marapé, quando finalmente conseguiu chegar ao bairro da Vila Belmiro, onde ficou por longos anos, e por último a quadra na rua Xavier Pinheiro n° 89. A Sangue atingiu seu ponto mais alto entre os anos de 90 e 94, quando por proibição da F.P.F e da Policia Militar, torcidas organizadas foram proibidas de entrar nos estádios de futebol, aquilo foi um revés para todas as torcidas, inclusive a Sangue Jovem, que passou por algumas dificuldades, mas com a volta das torcidas a Sangue voltou de novo a se erguer, e a cada dia vai voltando a ser a grande torcida de outrora.



Núcleo Feminino “as Sinistrinhas” da Sangue Jovem

Uma curiosidade sobre a torcida é o Núcleo Feminino “as Sinistrinhas”. Até então, nenhuma outra torcida organizada havia dado tanta atenção e apoio às mulheres. Com o lema “Caráter, honra e disposição” elas estão sempre presentes nos jogos do Peixe e lutam pelo fim da discriminação contra mulheres nas arquibancadas, principalmente em torcidas organizadas.


Por: Rodrigo Hasimoto



terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Adendo...


E ontem, poucas horas após eu atualizar aqui, foi divulgado do site oficial do Chelsea FC a notícia de que o técnico Luiz Felipe Scolari havia sido demitido. O que já era de se esperar aconteceu... Uma pena, porque demitir um técnico no meio da temporada não é comum no futebol Inglês, o que mostra que a insatisfação era maior do que se imaginava. Sem conseguir vencer nenhum clássico, Felipão foi elogiado pelo clube inglês, que agradeceu o serviço prestado, mas que ainda pensa em conquistar as metas estipuladas para essa temporada.

Foram publicadas várias notas da imprensa inglesa informando problemas de relacionamento entre Felipão e os jogadores do Chelsea. Pelo jeito, o brasileiro não se encontrou no futebol inglês. Chegou como uma promessa para conquistar títulos na temporada, fez contratações milionárias que "prometiam" uma melhora, mas mesmo assim o que se viu foi um time bem menos introsado e sem aquele "brilho" que o Chelsea tinha.

Dois dos maiores técnicos do Brasil repetem fraco desempenho comandando os grandes times europeus. Coincidência ou não, Luxemburgo também não teve uma passagem alegre pela Europa. Talvez por querer "impor" a forma brasileira de se jogar, não sei...

Acho Felipão o melhor treinador que nós temos, mas confesso que não gostei de sua passagem pelo Chelsea, não concordei com as contratações e tão menos com as escolhas dos titulares. Entrar num time que funcionava tão bem como o Chelsea e colocar o Drogba (na minha opinião o jogador mais importante do Blues) no banco foi uma decisão errada que pode ter desencadeado um início de uma "crise". Certos jogadores precisam jogar, pegar o ritmo, se entrosar... colocar o centro avante nos 10 últimos minutos e esperar um ótimo desempenho é quase um milagre...

Apesar de Luiz Felipe Scolari não querer comandar nenhum outro time até o meio do ano, a imprensa inglesa já divulga Portsmouth como uma boa opção para o treinador. O time está brigando para sair do rebaixamento.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

futebol pegando fogo... - Semana 2

Notícia atrasadinha, mas que esqueci de comentar semana passada: o Higuita, ex-goleiro colombiano e Cafú foram homenageados em museu da Conmebol. Que foda, Higuita!!! Eu era fã desse cara... rs



E eu nem vou falar muito da goleada que o Santos tomou do Palmeiras ontem... Palmeiras jogou mais, atacou mais, defendeu mais e mereceu!!! A zaga vergonhosa do Santos precisa de um jeito urgente antes que todo campeonato seja vergonhoso como o Brasileiro do ano passado... Nunca imaginei que fosse sentir tanta falta do Domingos... e pros que sempre falam mal, xingam o garoto, vejam o Adaílton jogando... Domingos é tipo um rei da zaga em comparação com as outras opções que Márcio Fernandes têm... Afe!

Semana passada, Borges, atacante do SPFC, afirmou em entrevista à "Radio Jovem Pam" que está cansado de sempre ter que lutar por uma vaga de titular no clube. O fato de ter sido artilheiro da equipe em 2007 e 2008 e ainda assim ter que disputar posição no ataque tricolor deixou o jogador desanimado, pois segundo ele, já provou capacidade suficiente para ser titular absoluto do São Paulo. Borges reconhece que Washington começou muito bem o ano, mas lembra também que o SPFC foi campeão brasileiro ano passado, sem o ex-atacante do Fluminense. Ainda admite que já chegou a pedir ao treinador Muricy Ramalho para ser escalado, pois acredita que a melhor preparação para um atacante é estar em campo. Muricy, que não é muito "aberto à nogociações", entre outras palavras, deixou bem claro que a decisão cabe apenas a ele e que o jogador deve entender e respeitar. Ou seja, Borges: aceita ou cai fora!!!rs


Mas parece que ele entendeu o recado, treinou bem e jogou na titular ao lado de Washington, no jogo contra o Botafogo. Numa vitória apertada do tricolor paulista. Graças a inspiração de Hernanes e a "ajudinha" arbitragem, que anulou um gol legítimo do Botafogo...

O Corinthians começou o campeonato paulista empatando, mas depois engrenou e veio só vitórias. O artilheiro e zagueiro Chicão, que pela quantidade de gols que costuma fazer poderia ser um centroavante, tem 5 gols nos últimos 6 jogos do Timão. O zagueiro admite boa fase, mas explica que treina bastante. Chicão fez 10 gols nos braileiros de 2007 e 2008, esse pela série B. Ronaldo vai ter muita dor de cabeça pra conseguir atingir a artilharia do Corinthians, hein? Desde o jogo contra o Paulista, que Chicão fez 2 gols, o fenômeno deve estar treinando em dobro pra voltar aos campos o quanto antes!!RS

E a vice artilharia do Paulista está empatada entre Chicão e Keirrisson... Quem sabe se o André Santos tivesse deixado o Chicão bater a falta tivesse mudado esses números... No futebol não adianta, a boa fase influencia muito!!!



Ainda falando sobre o Corinthians, o árbitro fez a maior confusão no jogo de sábado, contra a Portuguesa. Primeiro ele cancelou o jogo por causa da chuva (e disse isso claramente ao repórter do premier), depois disse que não tinha cancelado e precisava esperar mais uns 40 minutos, depois de mais uma hora ele anuncia que o jogo iria recomeçar.. e a culpa sempre cai pro lado mais fraco, o "coitado" anunciou nos auto falantes do Pacaembú, "por livre e espontânea vontade e decisão própria" que o jogo estava cancelado.. e depois ninguém sabia porquê o "coitado" tinha feito isso sem ordem de ninguém... Mas escuta, esse juiz não sabia que, segundo a legislação, ele teria que esperar pelo menos meia hora? ai ai ai...

Robinho, quando questionado sobre os prêmios que Cristiano Ronaldo ganhou, disse ao jornal inglês 'Daily Mirror': "Cristiano Ronaldo é um excelente jogador e mereceu conquistar a Bola de Ouro e o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa, mas eu estou no mesmo nível dele. Não sou melhor nem pior. Ele tem o estilo dele, e eu, o meu. Não gosto de fazer comparações, porque meu objetivo é jogar futebol. É trabalho dos outros julgar quem é melhor."
Mandou bem na resposta, mas cá entre nós, talvez ele tivesse bem mais chances de concorrer com mais igualdade aos títulos se não tivesse sido tão fominha e saído de um dos maiores times do mundo, pra jogar em um time sem expressão (e com 'donos esquisitos') como o Manchester City!!!
Certo foi o Kaká, que soube ouvir, pensar e analisar o que é mais importante na carreira de um jogador de futebol: MAIS dinheiro em qualquer clube ou estabilidade num ótimo time???

E para 'desespero' dos corinthianos (e não corinthianos, porque eu desacreditava dos gols que ele perdia no Timão), Rafael Moura tá jogando muito e fazendo vários gols pelo Atlético Paranaense. Inacreditável...



E o Gre-Nal terminou com vitória do Inter... D’Alessandro e Nilmar fizeram para o time do Beira-Rio, e Jonas marcou para o Tricolor. Jogão de bola, como todos os clássicos deveriam ser... O Grêmio reclamou bastante e achou o resultado injusto e que a arbitragem estava contra eles... Bom, não que um erro justifique o outro, mas erros muito piores aconteceram favorecendo o Grêmio (inúmeras vezes) e isso nunca foi tão grave... a arbitragem é fraca e já tem um tempo! Não é nesse ou naquele jogo... mas os estaduais principalmente, são muito fracos nesse quesito... o que a gente precisa mesmo é de uma boa formação de árbitros!!!

O Brasil foi campeão sul-americano sub-20 por antecipação... parabéns!!

E amanhã tem amistoso do Brasil contra a Itália. Os jogadores estão fazendo as suas apostas... vocês arriscam algum resultado?

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Quinta Organizada: Camisa 12... - edição 1

E pra dar uma sacudida nisso aqui, o parceiro Rodrigo Hasimoto, diretor de arte e também um apaixonado por futebol, teve uma idéia super bacana de falar, a cada semana, sobre alguma torcida organizada...

Adorei!

Então a partir de hoje, toda quinta-feira, teremos a "Quinta Organizada", com uma pesquisa sobre alguma torcida...

Quem quiser que o Rodrigo fale sobre a sua torcida organizada, mande um comentário!

Espero que gostem!!!


  • Edição 1 - Camisa 12

A Camisa 12 foi fundada em 08/08/1971. Jovens apaixonados pelo Corinthians pertencentes a "Fiel" Torcida, entre eles Cláudio Faria Romero, o “Vila Maria”, com o ideal do Torcedor, resolveram homenagear a Nação Corinthiana, exaltando o 12º jogador. Corinthians é assim : tem um Jogador nas Arquibancadas. É um clube diferente: todos os times tem uma Torcida. No Corinthians, a Torcida tem um Time.

O caminho percorrido pela Entidade foi difícil. O time não ganhava nada, estava na fila desde 1954. Mas a Torcida Corinthiana nunca parou de crescer, assim como a própria Camisa 12, que se transformou logo nos primeiros anos em uma das maiores torcidas organizadas do Brasil. E no "sofrimento", mostrava seu valor aos estádios. A invasão do Rio de Janeiro em 1976, na memorável semifinal contra o Fluminense, a Camisa 12 participou ativamente, levando ao Maracanã milhares de Corinthianos, centenas de bandeiras e uma Bateria nota 10. Ou melhor nota 12.

O Samba sempre esteve associado ao Futebol. Junto com a memorável conquista do título paulista de 1977, terminando com um jejum de 23 anos, surgia na Camisa 12 um embrião de uma Entidade de Samba. Nas Caravanas, ao lado das cervejas bem geladas, a batucada corria solta. Surgiu, então, a idéia da Praça da Batucada no local em que saíam os ônibus da Camisa 12 para os Estádios e Grandes Caravanas. Na Praça Santo Eduardo, Vila Maria, a Camisa 12 reunia milhares de pessoas para curtir nossa Bateria e Grupos de Pagodes, em todos os sábados, nos anos 84 - 85 - 86.

Paralelamente a Praça da Batucada, surgiu o Bloco Carnavalesco Camisa 12, entidade que se tornou vitoriosa no Samba Paulistano, que nos Enredos sistematicamente denunciava a corrupção e Exaltava as lutas - por mais igualdade e Justiça Social.

Localizada na Região do Belém, atualmente conta com 15.000 sócios e é a segunda maior e mais atuante torcida do Corinthians.

Por: Rodrigo Hasimoto



segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

entre tropeços e glórias... - Semana 1

Essa semana foi um tanto quanto emocionante, digamos assim...

Enquanto o SPFC e Santos tropeçaram feio, o Grêmio deu show, Palmeiras ganhou de virada e o Botafogo é líder do seu grupo.

Nem sei por onde começar...rs

Talvez pelos dois últimos jogos do Santos, que vergonha! Quinta-feira passada, Vila Belmiro, o Santos jogando tão recuado que mais parecia que estava goleando o Mirassol... Foi "levando com a barriga" a magra vitória de 1x0, quando o Sr. Roberto Brum faz o favor de perder uma bola e entregar o gol que deu empate ao time visitante... Porque não fez uma falta? Fosse expulso mas não entregava o gol!!! Nem faria tanta falta assim ficar um jogo sem o Brum... Fabio Costa também vacilou que tava praticamente fora da área conversando com os zagueiros...rs

E como se não bastasse esse tropeço da terceira rodada, ontem realmente não era o dia do alvinegro praiano... Kleber Pereira nunca acertou tantas vezes a mesma trave... e Fabão, por favor, volta para o São Paulo???


(Foto Uol Esporte)
E falando em São Paulo... perdeu uma invencibilidade de quase nove meses como mandante para o Santo André!
Em compensação o Palmeiras ganhou de virada e com 3 gols do Lenny...
E o Flamengo? Que desde o jogo passado já vinha enfrentando alguns probleminhas... A torcida gritou muito o nome de Bruno, goleiro, na hora que o juíz marcou um pênalti na rodada passada. Isso tudo enquanto Marcelinho Paraíba se aprontava para bater. E como se não bastasse isso para chatear o querido Marcelinho Paraíba, o treinador Cuca ainda o colocou no banco de reservas contra o Bangu. Que absurdo, certos jogadores tinham que ser proibídos de ser colocados no banco de reservas... hahaha. Mas qual o problema? Isso é uma decisão do técnico, não? Algumas pessoas "se acham" muito.. O Flamengo aparentemente resolveu as "pendências" financeiras e Marcelinho garantiu que vai cntinuar no clube, apesar de ter tido uma proposta do Cruzeiro. E como se não fosse emoção demais para um jogador, Marcelinho ainda quase saiu no tapa com o argentino Maxi. Ainda bem que o gol de Josiel no final do jogo deu uma "acalmada" no ânimo...


Agora saindo do futebol Brasileiro e indo até a Inglaterra falar sobre outro Brasileiro: Felipão, que até agora sofre com a sina de perder os clássicos. Tem que tomar cuidado é pra não perder o emprego, hein?!

Ontem Liverpool e Chelsea se enfrentaram pela 24ª rodada do Campeonato Inglês e Fernando Torres deu show e marcou os dois gols da vitória dos Reds... Meus parabéns, Torres, joga muito!!!


(Foto site Globo esporte)