História
A TUP (Torcida Uniformizada do Palmeiras) foi fundada em 1970, graças a um grupo de pessoas ligadas ao clube, alunos do colégio Dante Aliguieri e também muitos outros moradores da Pompéia, em sua maioria italiana ou descendente, dentre eles figuras muito conhecidas como o técnico Mário Travaglini, o repórter Roberto Silva e o diretor do Palmeiras Mário Genovese, surgia à primeira torcida uniformizada do Palmeiras.
A TUP ao longo de sua história sempre representou muito bem o Palmeiras nas arquibancadas e fora das arquibancadas, porém, um pouco mais sossegada, no objetivo de como toda torcida deve ser, apenas de incentivar e torcer para sua equipe onde e em qualquer situação, e sempre respeitou todos e tudo, mas quando foi preciso o tupista soube ser guerreiro para defender a sua única paixão: A Sociedade Esportiva Palmeiras.
Apesar de seus fundadores serem maioria da colônia italiana, a TUP foi aberta a todos e com isso, cresceu muito. Como todo começo as dificuldades sempre aparecem, mas isso não abateu os tupistas, e tudo foi controlado com amor, paixão, lágrimas, suor e muitas vezes até sangue. A primeira sede da T.U.P era uma sala alugada na Rua 24 de Maio, que rapidamente se tornou ponto de encontro de muitos Palestrinos.
Com o crescimento assustador da torcida, começaram a ter mais caravanas pelo Brasil inteiro, mais bandeiras começaram a ser confeccionadas e em tamanho maiores e mais bonitas, e a sede da Rua 24 de maio ficou muito pequena, desse modo passaram para uma maior sede, na Rua Barão de Paranapiacaba, e a estrutura aumentou, e a TUP já estava entre as maiores torcidas do Brasil e passando a ser respeitado por todas as outras torcidas do Brasil.
Em três anos consecutivos, a TUP conquistou o troféu “Gandula”, como a torcida mais vibrante do país, por isso ganhou o apelido que todo palmeirense conhece: TUP – A MAIS VIBRANTE.
Com o objetivo de crescer cada vez mais, a TUP mudou de sede novamente, dessa vez para Rua Padre Antonio Tomás e de lá para a atual sede, na Praça Luiz Carlos Mesquita. O terreno conseguido para construir a sede atual, era utilizado para práticas totalmente contrárias aos ideais da sociedade e habitado por vários marginais. Com muito suor e vontade, a sede foi construída em mutirão. Atualmente, a estrutura da TUP é muito boa, com lanchonete, vestiários, camarotes, quadra coberta, etc.
Apesar de ser a torcida mais antiga e mais tradicional, foi ultrapassada pela Mancha Verde em número de integrantes.
Carnaval
Desde 1989 a TUP participa do carnaval, como um bloco carnavalesco, que participa do desfile oficial de São Paulo. A agremiação foi campeã em 1992 e mais recentemente em 2003, já atingiu o vice-campeonato em outras oportunidades, como em 1994 e 1997.
Para o Carnaval de 2009, transformou-se em escola de samba, estreando no Grupo de acesso da UESP, equivalente à 6ª divisão do Carnaval paulistano.
Por: Rodrigo Hasimoto
(Em homenagem aos seus amigos Giovanna Tucci e Daniel Pierro)
É bonito de +
ResponderExcluirti ammuuuu palmeiras té de +
Rs...
TUP - Amor Eterno pela Sociedade Esportiva Palmeiras
ResponderExcluirTUP Diadema!!!