quinta-feira, 4 de junho de 2009

Quinta Organizada: edição 18 e especial bandeiras dos grandes ídolos...


Quinta organizada: especial bandeiras dos grandes ídolos
Olá!! O homenageado de hoje é muito especial para todos nós brasileiros. Foram várias homenagens a um dos maiores torcedores corinthianos. Airton Senna foi um ídolo de todos, um herói para o povo brasileiro. Tenho certeza de que viverá eternamente em nossos corações, corinthianos ou não.



Quinta Organizada: Torcida Jovem Amor Maior - Ponte Preta

Associação Atlética Ponte Preta

Estamos no ano de 1900. O campinho de terra batida, ao lado do leito da Companhia Paulista, depois FEPASA, há uns três anos era o palco de jogos do novo esporte praticado pelos jovens da época. O futebol. No campinho de terra, era jogado com bola de meia muitas vezes, mas em momentos importantes, aparecia uma certa bola com câmara de ar, a chamada "capotão". Assim, bem perto de uma ponte de madeira, pintada de negro, nasceu a Associação Atlética Ponte Preta no dia 11 de Agosto de 1900.

Os jovens Miguel do Carmo o "Migué", Luiz Garibaldi Burghi, o "Gigette" e Antonio de Oliveira, o "Tonico Campeão", resolveram fundar o que é hoje, o mais antigo clube de futebol do país, tendo como inspiração para o nome, a velha ponte da ferrovia.

A Associação Atlética Ponte Preta confunde-se com a própria expansão do futebol no Brasil e mantém atividades ininterruptas até hoje. Ao longo do tempo, fortaleceu o futebol regional e é um dos grandes clubes brasileiros, gozando do reconhecimento internacional pela formação de atletas.

A Ponte Preta possui a maior torcida do interior do Brasil e é a primeira democracia racial em um time de futebol na América do Sul e desde 2003, a FIFA iniciou o processo para seu reconhecimento.

A sua torcida é fiel e apaixonada por natureza. A Ponte é um dos poucos clubes do interior que possui torcedores em várias cidades do país.

Torcida Jovem Amor Maior

Em 1969 um grupo de jovens torcedores apaixonados pela Associação Atlética Ponte Preta, estudantes da Escola Villagelim no bairro Proença em Campinas-SP, decidiram se juntar nos jogos para apoiar a Ponte Preta, esse grupo de adolescentes comandado por Maurício Antonio Lombardi, Sidnei Antônio Verginelli, Laércio Ferreira de Freitas e Pedro Bonfilho Zini Neto, formaram um grupo com cerca de 60 pessoas e se encontravam em frente ao Estádio Moisés Lucarelli, no conhecido "Bar do Nico", um ponto de encontro para os pontepretanos assistirem aos jogos e conversarem os assuntos em comum da nega-véia. A partir do mês de março, idealizaram a formação de uma Torcida Organizada, da qual o primeiro nome escolhido foi "FORÇA JOVEM", comandada por Maurício Antonio Lombardi, fundada no dia 23.03.1969.

Ao fim do primeiro semestre, quando a A.A.P.P estava disputando o quadrangular final de acesso a Primeira Divisão e conquistou o único título de sua história, este grupo cresceu muito, começando a fazer camisetas personalizadas e eram utilizados lençóis de suas residências para a confecção de faixas e bandeiras, fabricadas pelos próprios integrantes da até então "Força Jovem".

No segundo semestre, iniciou-se uma discussão com maior número de integrantes a respeito do nome da “Força Jovem”, e com este debate ficou decidido pela maioria que no ano seguinte o nome seria mudado para "TORCIDA JOVEM", sendo assim a Primeira Torcida Jovem do Estado de São Paulo.

1977 - 1981

Neste ano, a empresa Coca-Cola fez uma promoção de recolhimento de tampinhas, onde a torcida recebia em troca bandeiras com escudo da A.A.P.P confeccionada em tecido. A "Torcida Jovem", recebeu um total de 50 bandeiras, destacando-se na promoção.

O então presidente da Diretoria da A.A.P.P., Sr. Lauro Moraes Filho, autorizou a utilização de uma sala nas dependências do Estádio Moisés Lucarelli, para sede da "Torcida Jovem" constatando em ata oficial do conselho deliberativo da A.A.P.P. e a "Torcida Jovem" realizava todas as semanas a famosa 'Boate Jovem' no Salão Nobre do Estádio Moisés Lucarelli, onde foram formados diversos casais pontepretanos que até hoje lembram com carinho dessa época.

1982 - 1987

A "Torcida Jovem", sofreu vários danos (particulares e políticos), no qual por pouco não acarretou na extinção da mesma, porém, alguns integrantes (num total de 15 pessoas), tiveram trabalho imenso e não deixaram a ‘peteca’ cair.
E em 1987, A "Torcida Jovem" volta com força total para exercer suas funções políticas e futebolísticas, muito bem estruturada.

Em 1988 a "Torcida Jovem" confecciona a Maior Bandeira de uma Torcida Organizada do país, medindo 30x30 metros quadrados. A partir daí, as demais torcidas organizadas de outros clubes seguiram a nossa iniciativa.

A "Torcida Jovem" teve presença marcante no campeonato Brasileiro da 2º divisão de 97, acompanhando todos os 23 jogos que foram realizados não temendo distâncias, sempre levando o incentivo a A.A.P.P., que após 11 anos de espera voltou à elite do futebol brasileiro, com uma campanha maravilhosa, tendo média de público nos jogos em casa de 11 mil pessoas, superando neste mesmo ano as médias dos considerados “grandes” da capital.

Em 1999, a “Torcida Jovem” se consolida novamente como a Maior Torcida Organizada da Ponte Preta, neste mesmo ano a Ponte Preta obtém o acesso a 1ª divisão do Campeonato Paulista.
2000-2008

A “Torcida Jovem” é considerada a Maior Torcida Organizada do Interior do Brasil em atividade, a Ponte Preta é eleita a melhor equipe do Interior de São Paulo e ganha o troféu Brasil 500 anos da FPF, compartilhado com toda a nação pontepretana. No novo milênio é marcado pela organização da Torcida Jovem, com grande apelo popular e torcida é absoluta maioria não apenas em Campinas, mas como em toda região metropolitana.

2009 - 40 anos!


Em 2009 o trabalho não para, buscando uma melhor estrutura e organização a nova diretoria da torcida está se dedicando muito, e para comemorar os 40 anos promove a maior festa de torcida do interior do Brasil com shows de alto nível para atender a expectativa da grande massa pontepretana. É a Quarentona mais JOVEM do Brasil sempre ao lado da Ponte Preta.

Fonte: Site oficial da Associação Atlética Ponte Preta http://www.pontepretaesportes.com.br/
Site oficial da Torcida Jovem Amor Maior http://www.torcidajovemponte.com/


Por: Rodrigo Hasimoto

Um comentário:

  1. Pontepretano nato, eu vou onde vai a macaca !!!!

    show esses comentários da G.R.E.S. TORCIDA JOVEM PONTE AMOR MAIOR, pouca gente conhece a realidade do nosso dia-dia !!!

    Mas tamo na luta até o fim !!!

    TORCIDA JOVEM PONTE - MAIOR DO INTERIOR.

    ResponderExcluir