A Torcida Organizada Império Alviverde, conhecida apenas por Império Alviverde ou pelo acrônimo IAV e é a maior torcida organizada do Coritiba Foot Ball Club.
Coritiba Foot Ball Club
Foi fundado em 12 de Outubro de 1909, é o mais antigo clube do estado do Paraná e um dos principais, sendo carinhosamente chamado de Coxa, Verdão, Glorioso Verdão ou Alviverde. Primeiramente chamado de Coritibano Football Club, mas em 21 de Abril de 1910 o nome do clube foi alterado para Coritiba, antigo nome da capital paranaense e que foi mantido mesmo com a mudança de nome da cidade.
Suas principais conquistas são o Campeonato Brasileiro de 1985 e 33 (trinta e três) Campeonatos Estaduais.
O time do Coritiba é representado por um simpático velhinho, o Vovô Coxa, mascote do time. Como o clube é o mais antigo do Paraná, tendo completado 99 anos no dia 12 de outubro de 2008, o mascote representa assim toda a tradição do Coritiba no estado.
O Coritiba possui a 13ª maior torcida do Brasil, segundo pesquisa do IBOPE em 2008 encomendada pela GLOBOSAT com 1,65%.
Suas torcidas organizadas são:
Torcida Organizada Império Alviverde
Mancha Verde do Coritiba
Torcida Jovem do Coritiba
Povão Coxa-Branca
Cornetas do Fosso Coxaceiros
ONG Coritiba Eterno
A Turma do Vô Coxa
Coxa Metal
Movimento Cori Ação
Quinta Organizada - Império Alviverde
A TORCIDA ORGANIZADA IMPÉRIO ALVIVERDE foi fundada em 2 de outubro de 1977.
Um grupo de amigos tiveram a idéia de fazer duas bandeiras e assistir ao jogo. Durante algum tempo estes amigos iam aos jogos apenas para levar suas bandeiras, foi quando o pessoal da Camisa Zero, uma das torcidas do clube na época, chamou os garotos para irem aos jogos com eles. Eles gostaram da idéia e começaram a se organizar para montar a deles. Foi assim que surgiu a Império Alviverde, o jogo era a final do Campeonato Paranaense daquele ano, contra o Grêmio Maringá. A partida foi disputada no Couto Pereira, terminando com o placar de 1x1.
Inicialmente a Império se resumia a um grupo de amigos que se reuniam todos os finais de semana para assistirem aos jogos do Coritiba. Esses jovens nunca imaginaram que a torcida poderia aumentar tanto, mas, com o passar dos anos, o Coritiba necessitaria de uma torcida que incentivasse e defendesse a nação Coxa-Branca, e a Império Alviverde assumiu este papel no início do ano de 1988. Em 1991, a torcida rompeu com a diretoria do Coritiba após discutir com Evangelino Neves, tornando-se independente.
Na década de 90 se consolidou como a maior torcida organizada do sul do país, e em 13 de dezembro de 1995, retornou à primeira divisão, com o maior show pirotécnico que uma torcida paranaense havia realizado até então, com o Couto Pereira repleto de sinalizadores, fogos de artifícios e bandeiras.
A Império é reconhecida pelas suas inovações, por criar novos artifícios de manifestação, como a fumaça verde e o show de luzes, marcas registradas da torcida.
Ao longo de sua existência a Império sempre promoveu ações sociais isoladas. A partir de novembro de 2006 estas ações se tornaram um projeto grandioso. O projeto da Torcida Social surgiu não só para ampliar as ações sociais como apresentar um novo modelo de torcida organizada, passando a fazer parte da cultura do torcedor.
A Império Alviverde tem um importante papel social na região de Curitiba. A torcida organiza junto aos associados doações de sangue em massa em parceria com o HEMEPAR, arrecadação de alimentos e brinquedos para crianças e instituições carentes em Curitiba e região metropolitana, trabalhando em conjunto com o Cori Ação e o Coritiba. Divulga campanhas diversas como o combate à pedofilia, através da Internet, ajuda a encontrar pessoas desaparecidas em parceria ao Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida e é reconhecida pelas suas ações contra a violência.
A administração atual possui um projeto interno que visa orientar e incentivar o jovem a combater o uso de drogas e a violência nos estádios. O principal objetivo deste projeto é limpar a imagem das torcidas organizadas que, em sua imensa maioria, são injustiçadas graças à infratores que promovem ações de ordem criminal e imoral, sujando a imagem e o trabalho realizado pelas torcidas.
A Império Alviverde é uma torcida grandiosa e crescente, faz parte da história do clube e tem como único objetivo apoiar o Coritiba ao longo dos tempos.
Fontes:
Wikipédia
Coxanautas
Por: Fernanda Vaz
ImPERIO E GaLoUcUrA! éH nOIS!
ResponderExcluirImpério SuL é nois manolada o/
ResponderExcluir