quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Quinta Organizada: Torcida Sangue Jovem Santista... - edição 2



E mais uma edição da nossa "Quinta Organizada", agora com uma torcida muito querida, parceira, que fica lá do outro lado da Vila Belmiro, e representa muito bem o Peixe!

A mulherada é engajada na Sangue Jovem... que orgulho!!!

  • Edição 2 - Torcida Sangue Jovem Santista

A torcida Sangue Jovem, foi fundada em 01.07.88, todos aqueles que participaram de sua fundação, eram oriundos da extinta Sangue Santista.

Devido a divergências com os dirigentes da extinta torcida, um pequeno grupo de torcedores, comandados por Oswaldo Vechi, que por sinal veio a ser o primeiro presidente da torcida, e com certeza aquele que deu o grande impulso para o crescimento rápido da entidade, o próprio Oswaldo com sua grande criatividade, foi quem pintou as primeiras bandeiras e faixas, que eram muitas.

O primeiro jogo da Sangue, foi no campeonato brasileiro de 1988, contra o Vitória da Bahia, na Vila Belmiro, jogo este que terminou empatado com o placar de 1x1. Como curiosidade, vale lembrar que nessa partida a sangue foi à Vila com 26 bandeiras, fato este que hoje devido as restrições de órgãos públicos, não seria mais possível.

A primeira caravana, foi ao estádio do Maracanã, uma partida contra o Flamengo, que nesta partida promovia a volta do principal jogador de sua historia (Zico), que voltava de uma passagem pelo futebol italiano. O ingresso custava apenas 1,00 real, e naquela tarde havia mais de 70 mil pessoas no Maracanã.

Depois disso a Sangue só crescia, em 1990, a torcida já contava com mais de 2.000 associados, a maioria bem participativa, a Sangue não deixava jamais de acompanhar o Santos F.C.

A primeira sede da Sangue, foi uma pequena sala na rua Amador Bueno, no centro da cidade, depois tiveram passagens pelo bairro do Marapé, quando finalmente conseguiu chegar ao bairro da Vila Belmiro, onde ficou por longos anos, e por último a quadra na rua Xavier Pinheiro n° 89. A Sangue atingiu seu ponto mais alto entre os anos de 90 e 94, quando por proibição da F.P.F e da Policia Militar, torcidas organizadas foram proibidas de entrar nos estádios de futebol, aquilo foi um revés para todas as torcidas, inclusive a Sangue Jovem, que passou por algumas dificuldades, mas com a volta das torcidas a Sangue voltou de novo a se erguer, e a cada dia vai voltando a ser a grande torcida de outrora.



Núcleo Feminino “as Sinistrinhas” da Sangue Jovem

Uma curiosidade sobre a torcida é o Núcleo Feminino “as Sinistrinhas”. Até então, nenhuma outra torcida organizada havia dado tanta atenção e apoio às mulheres. Com o lema “Caráter, honra e disposição” elas estão sempre presentes nos jogos do Peixe e lutam pelo fim da discriminação contra mulheres nas arquibancadas, principalmente em torcidas organizadas.


Por: Rodrigo Hasimoto



2 comentários:

  1. Legal a Torcida ter este seu lado feminino tao em destaque.
    Gostaria que minha torcida fosse mais engajada , no sentido amplo da palavra.
    Ã idependente só lota estadio em Dia de Final de Campeonato ou quando tem Libertadores!
    Tambem não vejo a Torcida do Palmeiras engajada
    Eu tenho que reconhecer que a torcida do Corintians vai em peso em todo jogo e não falta a nenhum,legal ver todo esse apoio...
    Mas como sou tricolor tento dar a minha ajudinha ...

    ResponderExcluir
  2. Impressionante como cresceu e cresce a Sangue Jovem,pena não termos aqui em Poços de caldas uma subsede.

    ResponderExcluir