quinta-feira, 19 de março de 2009

Quinta Organizada: Dragões da Real - edição 7


Antes de falar da Dragões vou falar de uma coisa que sinto muita falta nos estádios aqui em São Paulo: as bandeiras. Como era bonito vê-las dançando sobre a torcida. As bandeiras eram um espetáculo a parte. As autoridades proibiram alegando que os mastros viram armas na mão dos torcedores. Lamentável. No resto do Brasil as bandeiras continuam tremulando e abrilhantando o espetáculo das torcidas nas arquibancadas, sem incidentes, sem machucarem ninguém.

O problema não são as bandeiras nem seus mastros. O problema é a falta de segurança para o torcedor. E isso se dá apenas pelo fato de vivermos no país da impunidade. As autoridades podiam nos privar apenas dos arruaceiros e encrenqueiros sem prejudicar o espetáculo do futebol.

Dragões da Real - História

A Dragões da Real foi fundada em 15 de junho de 1984, a partir da fusão de duas torcidas tricolores: Dragões da Real Torcida Jovem e Força Jovem Mais Querido. Ambas as torcidas tinham o ideal de torcer e apoiar seu time, o São Paulo Futebol Clube.

Em 1986 a torcida começa a ganhar fama. Devido ao Campeonato Brasileiro, a final entre São Paulo e Guarani em Campinas, trouxe um grande número de torcedores e 2000 sócios da organizada.

Depois de perder sua sede em Casper Líbero, em 1988 a torcida entrou em certa decadência.

Na década de 90, a Dragões da Real iniciou uma tentativa de recuperação de seu prestígio. Foi iniciado o recadastramento da torcida, realização de eventos, nova bandeira. Em 1992 adquire a sede de Prestes Maia. Em 1994 abriram seu bandeirão em pleno Morumbi, conseguindo reanimar os associados.

A Dragões da Real também é ligada a uma escola de samba, que atualmente disputa o Grupo de acesso de São Paulo. A Dragões da Real vai na maioria dos jogos do SPFC, sempre organizada, com os tamborins cantando e gritando.

Tragédia em 2008

No dia 07 de Dezembro de 2008, final do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2008 o torcedor Nilton César de Jesus, presidente de honra da torcida Dragões da Real, foi atingido covardemente por arma de fogo, num confroto com a polícia. O autor da coronhada e do disparo foi o sargento José Luiz de Carvalho Barreto, do 9º Batalhão da Polícia Militar do Gama. Com o agravamento do quadro clínico de Jesus, entrou em óbito na manhã do dia 11 de Dezembro de 2008. Lamentável que isso aconteça ainda no futebol. Atenção torcedores, atenção policia: CHEGA DE VIOLÊNCIA. PAZ À TODOS.


Por: Rodrigo Hasimoto
Atendendo ao pedido do meu brother sãopaulino Pedro Menezes. http://www.quadernocriacao.blogspot.com/

5 comentários:

  1. Adoro esse lance da quinta oganizada!
    Show de bola esse blog, parabéns a vcs...

    ResponderExcluir
  2. Neste final de semana, o Blog Jornalismo Esportivo traz uma discussão sobre um tema que agitou a semana. O Governo Federal lançou um pacote de medidas que visa modernizar o futebol brasileiro e o item que tem causado mais discórdia é a criação da "Carteirinha do Torcedor", sendo que, nenhuma pessoa poderá entrar nos estádios sem ela.

    www.esportejornalismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Hasi! Valeu pela organizada tricolor!
    Show de bola!

    www.quadernocriacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. lamentavel a discrição sobre o cezar =[

    ResponderExcluir