quinta-feira, 12 de março de 2009

Quinta Organizada: Leões da Fabulosa - edição 6


Ah, tô adorando isso aqui... é maneiro ler sobre o início das torcidas, todo o caminho percorrido, a emoção que o futebol move nas pessoas... Incrível isso!

Mas chega de blá blá blá que hoje não é segunda-feira... RS
  • edição 6 - Leões da Fabulosa

Nessa terça-feira assisti ao programa Troca de Família que passa na Record (vixe). Nesse episódio a troca foi entre a mulher do presidente dos Gaviões da Fiel e a mulher do fundador da Mancha Verde. Elas passaram 1 semana vivendo em famílias totalmente fanáticas pelos seus maiores rivais.

Só estou comentando sobre o programa porque foi um exemplo de como todos deveriam agir. Rivalidade apenas dentro de campo. As duas torcedoras conviveram 1 semana com muito respeito. Mostraram o lado família e bom das torcidas organizadas e deixaram claro mais uma vez que, são apenas alguns imbecis, covardes e ignorantes que usam o nome das torcidas para promover a desordem e a violência. Me perdoem queridos leitores, mas a verdade é que esses ai são um bando de CU.

Não importa se as cores que você defende na arquibancada são preto e branco, verde e branco, ou seja lá qual forem as cores do seu time. O importante é ter respeito pelo esporte, pela vida, pela família. O futebol é um espetáculo lindo, uma batalha mágica entre rivais que sempre andaram lado a dado. Um não existe sem o outro. Vamos todos seguir o exemplo que a diretoria da Gaviões e da Mancha deram essa semana. VIOLÊNCIA NÃO. PAZ A TODOS.

Vamos falar essa semana da torcida da Lusa. 37 anos dos Leões da Fabulosa.

A história dos Leões da Fabulosa começa no início dos anos 70, mais precisamente em 26 de fevereiro de 1972. Na época, alguns times já possuíam suas torcidas uniformizadas, e como não poderia deixar de ser, com o surgimento dos Leões a Portuguesa também ganhava sua primeira torcida.

Na época, existia uma frase marcante usada para narrar a entrada da Lusa nos gramados do país: “entram em campos os leões da Portuguesa com sua fabulosa torcida”. O time luso tinha muitos craques e essa frase servia perfeitamente para descrever o que representavam os torcedores e jogadores rubro-verdes.

Logo de cara aquele novo grupo de torcedores passou a chamar a atenção das pessoas de dentro e de fora da coletividade lusa, pela maneira vibrante de torcer e por algumas marcas registradas da época, como as calças brancas que serviam de uniforme da torcida nos primeiros anos e as camisas vermelhas com o leão bordado nas costas.

Vieram os anos 80 e a torcida passava a ser ainda mais conhecida nacionalmente, em especial pela presença constante nos jogos da Lusa, nos mais distantes lugares. Essa sempre foi uma característica forte dos Leões: o apoio incondicional dentro e fora do Canindé.

A torcida atingiu a maioridade mais forte do que nunca, com seu nome estabelecido nacionalmente, membrosatuantes e participação direta nos rumos da Portuguesa. Durante os anos 90 continuou, como sempre, ao lado do clube, mesmo no período de banimento das torcidas organizadas no estado de São Paulo.

O novo milênio trouxe alegrias e tristezas, e os momentos difíceis vividos pela Lusa serviram para mostrar, novamente, a paixão e o amor incondicional dos Leões da Fabulosa pela Portuguesa. Nenhum obstáculo é grande o suficiente para os Leões, e isso ficou provado nos novos caminhos que a torcida precisou percorrer, de norte a sul do Brasil, para estar ao lado do time. Pois é, a história mostra que onde a Portuguesa estiver, lá estarão os Leões da Fabulosa.

Hoje os Leões contam com uma nova sede ao lado do Canindé e com 358 padocas em São Paulo kkkk(desculpem mas eu não podia deixar de fazer a brincadeirinha besta).



Por: Rodrigo Hasimoto

4 comentários:

  1. Leões da Fabulosa, muito bom!
    Cada torcida uma história, mas todas em comum....
    Ótima idéia, ótimo blog!

    ResponderExcluir
  2. Pelo amoooooor via a paz nos campos e nas arquibancadas..... o mundo ja tem mt problema pras pessoas ainda ficarem se matando por futebol ao inves de comemorar e torcer......
    adoreiiii isso aqui....

    ResponderExcluir
  3. Legal, sugiro uma matéria com a torcida Renovascão, do Vasco, da torcedora símbolo Dulce Rosalina.

    ResponderExcluir
  4. anderson.luiz.pereira.laranja
    a.portuguesa.um.clube.maravilhoso.e.muito
    simpatico.mesmo.nao.ganhando.titulos
    tem.muita.tradiçao..
    no.futebol.brasileiro.mesmo.tendo.pouca
    torcida.e.um.clube.que.eu.gosto.muito.eu.
    tenho.muito.carinho.antes.de.eu.ser.sao.paulino

    eu.ja.gostava.da.portuguesa.principalmente.a
    a,sua.torcida,leoes.da.fabulosa.que.uma.torcida

    mais.fanatica.do.futebol.paulista.mais.do.que
    as.outras.torcidas.eu.fui.ao.canide.ver.o.jogo
    contra.o.da.portuguesa.contra.o.criciuma.
    em.2008.quando.eu.conheci.a.leoes.quando
    portuguesa.subio.pra.primeira,divisao.do.
    futebol.brasileiro.nasceu.a.minha.nova.paixao
    pela.lusa.e.pela.sua.torcida.mesmo.eu.sendo

    sendo.sao.paulino.eu.adotei.a.lusa.como.meu
    meu.segundo.time.do.meu.coroçao.hoje.eu.torço
    torço.mais.pela.lusa.do.que.pelo.tricolor
    hoje.sou.rubro.verde.sou.leoes.da.fabulosa
    a.lusa.a.leoes.aminha.primeira.casa.e.a.minha
    segunda.familia.depois.da.minha

    ResponderExcluir