- edição 6 - Leões da Fabulosa
Nessa terça-feira assisti ao programa Troca de Família que passa na Record (vixe). Nesse episódio a troca foi entre a mulher do presidente dos Gaviões da Fiel e a mulher do fundador da Mancha Verde. Elas passaram 1 semana vivendo em famílias totalmente fanáticas pelos seus maiores rivais.
Só estou comentando sobre o programa porque foi um exemplo de como todos deveriam agir. Rivalidade apenas dentro de campo. As duas torcedoras conviveram 1 semana com muito respeito. Mostraram o lado família e bom das torcidas organizadas e deixaram claro mais uma vez que, são apenas alguns imbecis, covardes e ignorantes que usam o nome das torcidas para promover a desordem e a violência. Me perdoem queridos leitores, mas a verdade é que esses ai são um bando de CU.
Não importa se as cores que você defende na arquibancada são preto e branco, verde e branco, ou seja lá qual forem as cores do seu time. O importante é ter respeito pelo esporte, pela vida, pela família. O futebol é um espetáculo lindo, uma batalha mágica entre rivais que sempre andaram lado a dado. Um não existe sem o outro. Vamos todos seguir o exemplo que a diretoria da Gaviões e da Mancha deram essa semana. VIOLÊNCIA NÃO. PAZ A TODOS.
Vamos falar essa semana da torcida da Lusa. 37 anos dos Leões da Fabulosa.
A história dos Leões da Fabulosa começa no início dos anos 70, mais precisamente em 26 de fevereiro de 1972. Na época, alguns times já possuíam suas torcidas uniformizadas, e como não poderia deixar de ser, com o surgimento dos Leões a Portuguesa também ganhava sua primeira torcida.
Na época, existia uma frase marcante usada para narrar a entrada da Lusa nos gramados do país: “entram em campos os leões da Portuguesa com sua fabulosa torcida”. O time luso tinha muitos craques e essa frase servia perfeitamente para descrever o que representavam os torcedores e jogadores rubro-verdes.
Logo de cara aquele novo grupo de torcedores passou a chamar a atenção das pessoas de dentro e de fora da coletividade lusa, pela maneira vibrante de torcer e por algumas marcas registradas da época, como as calças brancas que serviam de uniforme da torcida nos primeiros anos e as camisas vermelhas com o leão bordado nas costas.
Vieram os anos 80 e a torcida passava a ser ainda mais conhecida nacionalmente, em especial pela presença constante nos jogos da Lusa, nos mais distantes lugares. Essa sempre foi uma característica forte dos Leões: o apoio incondicional dentro e fora do Canindé.
A torcida atingiu a maioridade mais forte do que nunca, com seu nome estabelecido nacionalmente, membrosatuantes e participação direta nos rumos da Portuguesa. Durante os anos 90 continuou, como sempre, ao lado do clube, mesmo no período de banimento das torcidas organizadas no estado de São Paulo.
O novo milênio trouxe alegrias e tristezas, e os momentos difíceis vividos pela Lusa serviram para mostrar, novamente, a paixão e o amor incondicional dos Leões da Fabulosa pela Portuguesa. Nenhum obstáculo é grande o suficiente para os Leões, e isso ficou provado nos novos caminhos que a torcida precisou percorrer, de norte a sul do Brasil, para estar ao lado do time. Pois é, a história mostra que onde a Portuguesa estiver, lá estarão os Leões da Fabulosa.
Hoje os Leões contam com uma nova sede ao lado do Canindé e com 358 padocas em São Paulo kkkk(desculpem mas eu não podia deixar de fazer a brincadeirinha besta).
Por: Rodrigo Hasimoto
Leões da Fabulosa, muito bom!
ResponderExcluirCada torcida uma história, mas todas em comum....
Ótima idéia, ótimo blog!
Pelo amoooooor via a paz nos campos e nas arquibancadas..... o mundo ja tem mt problema pras pessoas ainda ficarem se matando por futebol ao inves de comemorar e torcer......
ResponderExcluiradoreiiii isso aqui....
Legal, sugiro uma matéria com a torcida Renovascão, do Vasco, da torcedora símbolo Dulce Rosalina.
ResponderExcluiranderson.luiz.pereira.laranja
ResponderExcluira.portuguesa.um.clube.maravilhoso.e.muito
simpatico.mesmo.nao.ganhando.titulos
tem.muita.tradiçao..
no.futebol.brasileiro.mesmo.tendo.pouca
torcida.e.um.clube.que.eu.gosto.muito.eu.
tenho.muito.carinho.antes.de.eu.ser.sao.paulino
eu.ja.gostava.da.portuguesa.principalmente.a
a,sua.torcida,leoes.da.fabulosa.que.uma.torcida
mais.fanatica.do.futebol.paulista.mais.do.que
as.outras.torcidas.eu.fui.ao.canide.ver.o.jogo
contra.o.da.portuguesa.contra.o.criciuma.
em.2008.quando.eu.conheci.a.leoes.quando
portuguesa.subio.pra.primeira,divisao.do.
futebol.brasileiro.nasceu.a.minha.nova.paixao
pela.lusa.e.pela.sua.torcida.mesmo.eu.sendo
sendo.sao.paulino.eu.adotei.a.lusa.como.meu
meu.segundo.time.do.meu.coroçao.hoje.eu.torço
torço.mais.pela.lusa.do.que.pelo.tricolor
hoje.sou.rubro.verde.sou.leoes.da.fabulosa
a.lusa.a.leoes.aminha.primeira.casa.e.a.minha
segunda.familia.depois.da.minha