quinta-feira, 2 de abril de 2009

Quinta Organizada: Super F.I.C.O. - edição 9

O Internacional, como em muitos outros aspectos, é pioneiro em Torcidas Organizadas. Nos anos 40, comandados pelo inesquecível Vicente Rao, o Colorado teve a primeira torcida organizada que se tem notícia no Brasil, na época do lendário "Rolo Compressor".

Com o passar dos anos, os colorados foram mantendo sua paixão pelo clube, apoiando a equipe sempre e crescendo seu espaço nas arquibancadas.
Hoje o Internacional é representado por três torcidas organizadas oficiais: Camisa 12, Super F.I.C.O. e Nação Independente.

SUPER F.I.C.O. (FORÇA INDEPENDENTE COLORADA)


A Super F.I.C.O. (Força Independente Colorada) pertence ao anel superior do estádio Beira-Rio. É famosa por estar sempre ao lado do Internacional, em praticamente todos os jogos em quaisquer lugares do Brasil e do mundo. Foi também a primeira a ter "núcleos" no Interior, em Rio Grande, Pelotas e Osório.

História

A FICO - FORÇA INDEPENDENTE COLORADA foi fundada em 24 de abril de 1977, estreando no Gigante da Beira-Rio no jogo INTER X Corinthians, válido pela Libertadores da América, vencido pelo colorado por 1 a 0, Gol de Dario, o Dadá Maravilha. Com muitas dificuldades, foi superando todos os obstáculos e conquistando cada vez mais o seu espaço.

Na década de 80, foi criado o seu 1˚ Núcleo fora do Estado, a FICO-Rio, sob o comando do grande colorado Carlos Alberto Flores da Cunha que, durante muitos anos, viajava com a faixa daquele Estado, acompanhando o time nos jogos não só no Rio, como também em São Paulo, Minas Gerais e Estados do centro do país. Seguindo-se a FICO-Rio, foram inaugurados núcleos em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, além dos Núcleos Regionais como Pelotas, Esteio, Rio Grande, Imbé, Osório, entre outros.

O lema inicialmente era "Força do Povão Colorado" e, mais recentemente, foi somado ao seu nome a expressão "SEMPRE AO LADO DO INTER"





Por: Rodrigo Hasimoto

2 comentários:

  1. Parabens ao Internacional pelo ano de seu centenário. Um clube com mtas glorias q precisavam ser reverenciadas..

    Um abraço e aproveito pra convida-lo a participar da discussao q a equipe do Jornalismo Esportivo escolheu pra essa semana no quadro "OPINIÃO". Quem ficará com a última vaga do Paulistão?
    www.esportejornalismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. inter conhecir quando tinha 9 anos foi amor a primeira vista logo gostei

    ResponderExcluir